O final do ano se aproxima, e muitas famílias enfrentam o desafio de escolher uma boa escola para seus filhos. Refletir sobre o seu futuro educacional envolve muitos fatores como métodos educacionais, estrutura, distância entre casa-escola, além de outros quesitos. No atual mundo globalizado, optar por escolas que possuem uma formação completa que envolve ensino bilíngue e programas de intercâmbio, vai além de somente aprender um novo idioma, mas auxilia no desenvolvimento de diversas áreas.
De acordo com a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), já são mais de 1,2 mil escolas do tipo em território nacional, o que aponta uma tendência e reconhecimento dos benefícios desse tipo de ensino no País. Uma das principais vantagens de escolher uma escola com ensino bilíngue é a oportunidade de inserir a criança em um ambiente imersivo que favorece a ampliação do repertório cultural e a convivência com outras crianças de diversas origens. “É uma forma de engajamento, de expandir conhecimento e aprender coisas novas que vão além da gramática”, ressalta Orlando Medeiros, diretor da Escola Canadense de Belém.
Aprender um novo idioma e participar de programas de intercâmbio aumentam as chances de acesos a universidade internacionais. “As escolas bilíngues se tornam uma ponte de acesso para oportunidades no exterior. Na Escola Canadense, por exemplo, as crianças vivem uma imersão no novo idioma desde pequenas e de forma experencial, o que acaba naturalizando esse idioma em seu cotidiano”, explica Orlando.
“Na Escola Canadense, nossos alunos podem contar com os programas de intercâmbio que facilitam essa experiência totalmente imersiva em um outro País, o que é muito mais vantajoso do que contratar uma agência, pois o intuito é de fato contribuir com a formação educacional, e consequentemente profissional de nossos alunos, expandindo o leque de oportunidades futuras”, finaliza o diretor.
Comentários