7A dislexia é um transtorno de neurodesenvolvimento, que afeta especificamente a aprendizagem, com sintomas que prejudicam o avanço acadêmico de estudantes e interfere nas habilidades básicas de leitura e linguagem. De acordo com Instituto ABCD, organização sem fins lucrativos referência em dislexia no Brasil, cerca de 4% da população brasileira possui dislexia.
Dentre os principais sintomas da dislexia estão a desatenção e dispersão, dificuldade de ler, escrever e de compreensão de leitura, empobrecimento de vocabulário, problemas com a coordenação motora e fina (desenhos, pinturas, ortografia), desorganização geral, entre outros. “Por isso a importância de estar atento aos sinais e sintomas que muitas vezes podem ser confundidos com preguiça ou falta de interesse, o que dificulta o diagnóstico”, explica o terapeuta ocupacional, Rafael Morais.
Segundo o especialista, a partir do diagnóstico feito corretamente, uma conduta terapêutica é definida para ajudar no desenvolvimento da criança, minimizando os sintomas. O tratamento é feito individualmente e envolve todos os processos de alfabetização, assim como a formação de habilidades motoras finas e grossas, visuais e auditivas que interferem no aprendizado. “Trabalhamos a coordenação e o equilíbrio, o manuseio de canetas, tesouras ou talheres. Estimulamos também a capacidade de processamento sensorial, através de fatores visuais, de texturas e sons por exemplo”, destaca Rafael.
Além disso o desenvolvimento cognitivo também é trabalhado através do estímulo a resolução de problemas. “Utilizamos quebra-cabeças, atividades de cunho construtivo, de formar e interpretar palavras e etc.”, pontua o especialista, e acrescenta, “realizamos também um trabalho que envolve as atividades de vida diária como amarrar os cadarços, abotoar, vestir-se e etc”, finaliza.
Comentários