PARÁ
Inaugurada nesta quarta-feira, a nova sede da Defensoria Pública do Estado do Pará, em Moju, marca não apenas a abertura de mais um espaço de assistência jurídica gratuita, mas também um passo significativo no processo de interiorização da DPE pelo território paraense. "Nossa missão vai além das paredes desta nova sede. Estamos empenhados em garantir que todos os cidadãos, não importa onde vivam, tenham acesso igualitário à justiça e aos seus direitos fundamentais. A inauguração desta sede é apenas o começo de um processo contínuo de expansão e fortalecimento da Defensoria Pública em todo o Estado", destacou o defensor público-geral, João Paulo Lédo, que esteve no evento ao lado da vice-governadora do Estado, Hana Ghassan.
Num novo espaço amplo e acolhedor, a sede no Moju dispõe de quatro salas para atendimento à população, sala de arquivo, rampa de acesso e recursos de acessibilidade. Este já é o quinto município a receber uma nova sede da Defensoria Pública em apenas três meses, o que representa o compromisso da instituição em garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica, tenham acesso igualitário à justiça e aos seus direitos.
Historicamente, as regiões mais distantes dos grandes centros urbanos brasileiros enfrentam desafios significativos no acesso à assistência jurídica. Mas, no caso do Pará, com a abertura de novas sedes em cidades como Moju, a DPE está levando a justiça para mais perto das comunidades, facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços essenciais de orientação jurídica e defesa em processos judiciais. Os números são relevantes: em 2019, a Defensoria estava em 44 municípios e, atualmente, chega a 103, tendo alcançado em 2023 uma marca recorde de dois milhões de atendimentos por todo o Pará.
Comentários