AMAZÔNIA
O município de Santarém, no oeste do Pará, é um dos mais exuberantes da Amazônia brasileira. Conhecido como a “Pérola do Tapajós”, está localizado a 850 km de Belém e tem infinitas opções para quem busca atividades de turismo na natureza associadas ao lazer, esportes de aventura, trilhas ecológicas, river tour e banho em praias de rio, a exemplo de Alter-do-Chão, uma das mais belas do mundo, segundo o The Guardian. É neste cenário, onde também é possível testemunhar o fenômeno do “Encontro das Águas” e vivenciar diversas experiências, que começou oficialmente, na tarde desta sexta-feira (23), a 12ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), no Centro de Convenções Sebastião Tapajós.
O evento, que tradicionalmente era realizado na capital paraense, conta com expositores de vários municípios paraenses, como Parauapebas, Paragominas, Altamira e Marabá, além de outros estados amazônicos, entre eles o Amazonas, que está promovendo produtos como a observação de botos e de aves (birdwatching), visitas às unidades de conservação, turismo de base comunitária, etnoturismo e o tradicional Festival Folclórico de Parintins.
“Este é um momento histórico em que município, estado e governo trabalham em prol do turismo de forma conjunta”, afirmou Nélio Aguiar, prefeito de Santarém e presidente da FAMEP – Federação dos Municípios do Estado do Pará. Ele aproveitou a oportunidade para alertar o Ministro do Turismo, Celso Sabino, e demais autoridades presentes, de que Santarém precisa de um novo aeroporto e que apenas as reformas que estão sendo planejadas já não comportam a demanda da região. “Na Amazônia é muito importante o aéreo”, afirmou Nélio, ao lembrar que Santarém recebeu importantes investimentos nos últimos anos, a exemplo do Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas “Joaquim da Costa Pereira”, pavimentação de estradas e o apoio do Ministério do Turismo (MTur) ao Sairé, principal evento cultural do Baixo Amazonas.
"Queremos dar voz, dar mais potência à comunidade, para reafirmar e desenvolver cada vez mais Santarém como polo turístico", destacou o secretário de turismo do Pará, Lucas Vieira, durante a abertura da FITA, que contou com presença de autoridades municipais e estaduais.
PARAUAPEBAS - Para o vice-prefeito de Parauapebas, João José Trindade, a Feira Internacional de Turismo da Amazônia tem um papel importante enquanto vitrine do turismo região. “A FITA é o principal painel para o turismo do Pará, da Amazônia e do Brasil. Por ser internacional, é importante para outros países pois ela integra outras cidades amazônicas e mostra a gastronomia, o artesanato, além de nossas belezas naturais e expressões culturais”, destaca João José, que lidera uma equipe grande da gestão municipal que colocou na vitrine da Fita as oportunidades de se fazer turismo em Parauapebas, incluindo o turismo de negócios, aventura, birdwatching e visita à reservas ambientais, entre outras.
FEIRÃO DO TURISMO - Em parceria com o Governo federal, a FITA é palco também do 1° Feirão Nacional do Turismo, com 15 estandes de empresas de viagens, linhas aéreas, destinos turísticos e outros empreendimentos do setor que neste final de semana estão com preços e pacotes promocionais em várias partes do país.
"Temos pacotes e preços promocionais com até 40% de desconto durante o evento. É uma oportunidade para os brasileiros conhecerem locais que sempre tiveram vontade. Eu sou suspeito para falar de Santarém, sou apaixonado por essa terra, e acredito que a escolha da sede foi excelente, trazendo pessoas para a Amazônia, fazendo com que elas conheçam o festival do Sairé, por exemplo", ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino, que na oportunidade formalizou o compromisso do MTUR de repassar recursos financeiro para o evento, em apoio aos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, estrelas do festival.
Programação - A FITA 2024 conta com palestras, encontros e mesas-redondas nos auditórios, além de cozinha show na área de gastronomia do Centro de Convenções. No espaço central da feira estão 64 expositores do Pará e de outros estados do país, apresentando destinos turísticos, pacotes de viagens e vendendo produtos, como artesanato e alimentos.
Diversas entidades, como a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Prá) estão com estandes de promoção e divulgação do turismo na Fita 2024.
Neste sábado (24), a programação continua a partir das 12h, com oficinas gastronômicas, mesas-redondas, palestras-show e outros eventos, além da exposição nos estandes. O último dia de evento, dia 25, será destinado às vivências em Santarém para os participantes da FITA.
Serviço: A 12ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) ocorre de 23 a 25 de agosto, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém. A entrada é gratuita. Para conferir a programação completa e se inscrever para entrada e participação nas palestras, acesse o site.
VISITE SANTARÉM - É possível chegar à Santarém, partindo de Belém (PA), após uma hora de viagem de avião ou três dias de barco.
O principal encanto turístico de Santarém é a vila de Alter do Chão, localizada a 38 km da cidade municipal, às margens do Rio Tapajós. Eleita pelo inglês The Guardian como a praia de água doce mais bonita do mundo, é um dos destinos mais disputados da Região Amazônica. O local reserva um atrativo peculiar da natureza: o “Encontro das Águas” barrentas do rio Amazonas com as águas cristalinas do Tapajós, que não se misturam.
Agradecimentos: Viajamos à Santarém com o apoio do Instituto Bem da Amazônia (IBA), que promove e incentiva projetos turísticos com roteiros sustentáveis, de base comunitária e de experiências voltadas à bioeconomia. O Visit Amazônia é um site associado à Abrajet-Pará - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.
Comentários