AMAZONAS
O Governo do Amazonas reinaugurou, esta semana, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Edna Paula de Oliveira, conhecido como “Dona Edna”, no Centro Histórico de Manaus, próximo ao Teatro Amazonas.
A revitalização do espaço foi realizada para melhorar o atendimento aos turistas e prestadores de serviços, oferecendo agora uma estrutura mais ampla, confortável e moderna.
De acordo com Ian Ribeiro, presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a renovação do CAT reflete o compromisso do governo estadual em garantir que turistas recebam informações seguras sobre o turismo no Amazonas.
“A partir de hoje, o turista passa até um novo local a ser recebido, a ter informação sobre os empreendimentos turísticos que são cadastrados no Cadastur (Cadastro Nacional de Turismo), sobre os prestadores de serviços, hotéis, os restaurantes, todo esse tipo de informação ele pode encontrar aqui no CAT”, destacou Ribeiro.
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) - Com 260 metros quadrados, o espaço também conta com uma sala da Companhia de Policiamento Turístico, segurança para visitantes, além de áreas voltadas à gastronomia e artesanato.
O secretário estadual de Cultura, Cândido Jeremias, elogiou a reinauguração, destacando o estímulo ao empreendedorismo cultural e a criação de oportunidades para o setor.
“O espaço está muito acolhedor, muito gostoso mesmo, e a gente vai ter a oportunidade de trazer muitos trabalhos e realizar muitas ações na área do turismo e na área da cultura”, destacou o secretário.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva, ressaltou que os policiais designados para o CAT possuem qualificação em idiomas como inglês, espanhol, francês e japonês, garantindo um atendimento apropriado para turistas estrangeiros. Ele também mencionou que o efetivo será reforçado durante as festividades de fim de ano.
“Então, o turista além de ter essa segurança reforçada nesse período agora, de final de ano, que nós estamos também lançando agora em novembro a operação final do ano, esse reforço de policiamento, nós temos esse policiamento específico voltado para atender os turistas.”
A obra de reforma incluiu a revitalização de toda a fachada, iluminação, banheiros e a implementação de acessibilidade, entre outras melhorias.
O CAT recebeu o nome de Edna Paula de Oliveira como homenagem póstuma à servidora pública, reconhecida por sua dedicação ao setor de turismo no Amazonas. Emocionado, o filho de Edna, Ivo Brasil, agradeceu a homenagem, destacando o legado deixado por sua mãe.
O espaço oferece aos turistas informações detalhadas sobre os atrativos da capital e do interior, roteiros culturais, mapas e dicas úteis.
O espaço da Eduardo Ribeiro irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados de 8h às 13h, contando sempre com equipe de turismo bilíngue.
Comentários